Finanças  / Notícia

No cumprimento do compromisso com a transparência nas ações do governo, a Prefeitura reuniu cerca de 30 servidores de todas as Secretarias Municipais na sexta-feira (16) para participarem de treinamento organizado pela Auditoria e Controladoria Interna do município.

O objetivo foi capacitar os responsáveis pelo abastecimento de informações no Sistema de Controle Interno (SCI), procedimento detentor dos dados das mais variadas áreas da administração municipal, a fim de evitar fraudes ou ações ilegais.

“É uma medida de zelo, pois é um mecanismo que favorece o nosso trabalho pautado na legalidade e responsabilidade com o manuseio do que é público”, explicou o Controlador Geral do Município, Moisés Dantas.

A abordagem dos dispositivos oferecidos pelo sistema irá facilitar também o atendimento ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), pois permitirá a Prefeitura executar um serviço mais minucioso em auditoria.

Por quase duas horas, o representante da Confiatta Sistemas, Eneas Ernest Harzke, detalhou os procedimentos necessários para o uso do software de controle interno, considerado a ferramenta preventiva de uso correto das verbas públicas.

“Cabe ao município, por meio de normas e instruções, instituir e regulamentar a operação de controle interno, de modo que o dirigente municipal disponha de informações qualificadas para a tomada de decisões, além de obter mais segurança sobre a legalidade, legitimidade, eficiência e publicidade dos atos financeiros, sem que haja razões para alegar desconhecimento”, concluiu Dantas.