Finanças  / Notícia

De 664 municípios paulistas, apenas 61 – o que corresponde a menos de 10% - obtiveram resultado satisfatório nas contas públicas, ou seja, estão com a gestão fiscal e orçamentárias aprovadas. Dentro desse percentual destacado como positivo está Mogi Mirim.

A análise feita pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) é referente ao 1º bimestre de 2019 e consta em relatório divulgado pelo órgão fiscalizador na terça-feira (16). Na região da Baixa Mogiana, apenas Mogi Mirim obteve a aprovação sem nenhuma ressalva ou advertência.

Outras 156 cidades optaram por não apresentar nenhuma informação, o que poderá acarretar em penalidades. Mogi está integrado ao grupo de 488 municípios que enviaram os dados requeridos pelo TCE, mas 427 deles receberam alertas de situação de vulnerabilidade frente à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) na gestão fiscal e orçamentária. Nesta categoria estão incluídos Mogi Guaçu, Itapira, Holambra, Araras, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Americana, dentre outros.

Para Mogi Mirim conseguir a aprovação do TCE e constar no patamar de cidades com as finanças detentoras de capacidade de investimento, o órgão analisou cinco requisitos: cumprimento das metas fiscais, superávit/equilíbrio financeiro, compatibilidade das metas fiscais diante da LOA (Lei Orçamentária Anual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a arrecadação não apresentou falhas e o investimento na questão previdenciária. Mogi Mirim foi aprovado em todos eles.

“Esse é um trabalho resultado de muito esforço e muita responsabilidade quanto às contas públicas. Com o erário deve-se ter zelo, cuidado e agora o município é um dos poucos que possui as contas em ordem”, destacou o prefeito Carlos Nelson Bueno.

Confira a lista dos municípios que receberam o alerta do TCE no link https://www.tce.sp.gov.br/sites/default/files/legislacao/Comunicado%2011-2019-Relatorio%20de%20Alertas%20-%20GP.pdf

(total de municípios paulistas)

(enviaram os dados ao TCE)

(gestão fiscal e orçamentária aprovadas)

Mogi Mirim

(estão em situação de vulnerabilidade financeira)

Mogi Guaçu

Itapira

Campinas

Araras

(não prestaram as informações)

(poderão ser penalizados)

Requisitos analisados pelo TCE na gestão fiscal e orçamentária

Cumprimento das metas fiscais;

Superávit/equilíbrio financeiro;

Compatibilidade das metas fiscais diante da LOA e LDO;

Sistema de arrecadação não apresentou falhas;

Investimento na questão previdenciária.

Fonte: TCE (Tribunal de Contas do Estado) / Período avaliado: 1º bimestre/2019