Educação  / Notícia

O Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério Antonio de Souza Franco, a Estação Educação, recebeu na manhã desta quinta-feira (4) o encerramento da formação continuada para profissionais da Primeira Infância que atuam com crianças de 0 a 3 anos dos 13 Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (CEMPIs) e de duas Organizações da Sociedade Civil (OSC). A videoconferência contou com a participação de 280 professores, educadores e gestores, beneficiados diretamente pela formação desde o segundo semestre do ano passado.

O webinário desta quinta-feira teve como tema “Criança, Brincar e Natureza”, apresentado pela formadora do Instituto Avisa Lá (IAL), Maria Tereza Venceslau de Carvalho, e mediado pela coordenadora do IAL, Edi Fonseca. O Instituto, existente desde 1986, atua na qualificação de práticas educativas nos centros de Educação Infantil, creches e pré-escolas públicas junto às redes de ensino fundamental, desenvolvendo ações de formação para profissionais da Educação visando a competência da leitura, escrita e matemática dos alunos nos anos iniciais.

O objetivo da formação continuada foi contribuir para uma educação pública de qualidade, e vem de encontro a proposta político-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, oferecendo instrumentos para o processo de construção coletiva e transformação das ações educativas, tendo em vista a melhora da qualidade do atendimento educacional de bebês e crianças pequenas.

Ao longo do ano, os formadores do IAL e a técnica responsável pelos encontros de formação da Secretaria de Educação, Mônica Kleinfelder, trabalharam junto aos coordenadores e diretores, que por sua vez, realizaram a formação das equipes em suas unidades educacionais. Os temas tiveram como foco a organização de espaços, materiais para as brincadeiras e experimentações do bebê e criança bem pequenas, bem como o planejamento de rotinas consistentes, seguindo a experiência da BNCC no seguimento da Educação Infantil.